Encontros do CELSUL

Retornar

 

 

 

 


IV Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL

Universidade Federal do Paraná - UFPR

Curitiba - PR, 16 e 17 de novembro de 2000


INFORMAÇÃO

 

O 4o Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul (Celsul) ocorreu em Curitiba, nos dias 16 e 17 de novembro de 2000, nas instalações da Universidade Federal do Paraná.

A sessão de abertura tomou lugar no Teatro da Reitoria, às 9h do dia 16, com o Reitor da UFPR, Prof. Dr. Carlos Antunes, a Diretora do Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Prof. Dra. Sílvia de Araújo e o Presidente do Celsul, Prof. Dr. José Borges Neto compondo a mesa. Após uma rápida solenidade que deu início aos trabalhos, foi proferida a Conferência de Abertura, Possibilidades e Limites da Educação Bilíngüe Intercultural, pelo Prof. Dr. Rodrigo Montoya, da Universidad Nacional Mayor de San Marcos – Peru. Encerrada a atividade de abertura tiveram prosseguimento os trabalhos propostos.

O Encontro contou com 465 inscrições, das quais 386 com apresentação de trabalho e 79 sem apresentação.

1 - Mesas-Redondas

Houve 4 mesas-redondas no dia 16 e 3 no dia 17. Foram planejadas mesas em diferentes áreas da lingüística, de modo a abranger os diferentes interesses dos congressistas.

Dia 16/11

a) ATLAS LINGÜÍSTICO NO CONE SUL - José Luiz da Veiga Mercer (UFPR), Walter Koch (UFRGS) e Vanderci Aguilera (UEL) apresentaram o estado atual do projeto de pesquisa de elaboração dos Atlas Lingüísticos das diferentes regiões envolvidas.

b) A PERIFERIA ESQUERDA NO PB - Carlos Mioto (UFSC) e Esmeralda Vailati Negrão (USP) apresentaram sua pesquisa na área da sintaxe, mostrando um fragmento da gramática do português do Brasil analisado sob a luz da gramática gerativa.

c) O significado da tradução e a tradução do significado - Kanavilil Rajagopalan (UNICAMP), Marcos Antônio Siscar (UNESP) e Maurício Mendonça Cardoso (UFPR) trataram dos diferentes enfoques dados à questão da tradução, seja de uma perspectiva funcionalista, seja pragmática.

d) PRESSUPOSTOS LINGÜÍSTICOS PARA O ESTUDO DO LATIM - Alceu Dias Lima (UNESP), João Batista Toledo Prado (UNESP) e José Djalma Dezotti (UNESP). Essa atividade foi proposta dentro do III Encontro de Lingüística e Línguas Clássicas, evento vinculado à SBEC e integrado ao CELSUL, que visa a dar suporte à área de Estudos Clássicos.

Dia 17/11

a) CLITICIZAÇÃO - Jânia Ramos (UFMG), Heloísa Sales (UnB) e Rosane Berlinck (UNESP) discutiram dados de suas pesquisas sobre clíticos no português, adotando uma abordagem gerativista sob a ótica variacionista.

b) ANÁFORAS - Rodolfo Ilari (UNICAMP), Luiz Antônio Marcuschi (UFPE) e Ana Lúcia Müller (USP) apresentaram os conceitos que a anáfora assume nos diferentes quadros teóricos.

c) SAUSSURE, ESSE DESCONHECIDO - Fábio Lopes Silva (UFSC), Leonor Scliar Cabral (UFSC) e Bruno Dallari (PUC-SP) levantaram questões novas sobre a obra de Saussure, mostrando a relevância de se estudar a obra do grande lingüista.

2 - MINI-CURSO

Durante o evento, foi ministrado o mini-curso (4h) de Introdução à Métrica Clássica, por João Batista Toledo Prado (UNESP), dirigido à área de Estudos Clássicos, dentro do programa do III Encontro de Lingüística e Línguas Clássicas.

3 - CONFERÊNCIAS

Além da conferência de abertura, já mencionada no início, também ocorreram a conferência "A Genealogia de Jesus no Manuscrito Grego da Biblioteca Nacional-RJ" , atividade do III Encontro de Lingüística e Línguas Clássicas, e a conferência de encerramento do Congresso "A Lingüística serve para alguma coisa - Questões de política lingüística", proferida pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Faraco (UFPR/CEFET-PR).

4 - Lançamento de livros

Durante o 4o Encontro do Celsul, foi feito, com a presença dos autores, o lançamento dos seguintes livros:

a) Mal Comportadas Línguas - Sírio Possenti - Editora Criar.

b) E os preços eram cômodos... – Marymarcia Guedes e Rosane de Andrade Berlinck (organizadoras) – Humanitas/FFLCH/USP.

c) Dicionário do Frevo – Nelly Carvalho, Sophia Karlla Mota e José Ricardo Paes Barreto – Ed. Universitária/UFPE.

d) Revista Letras – números 50 e 51 – Editora da UFPR.

5 - Assembléia

Às vinte horas do dia dezesseis de novembro de dois mil, realizou-se no anfiteatro 1100, no décimo primeiro andar do Edifício D. Pedro I, da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, a assembléia geral do 4o. Encontro do CELSUL cuja pauta segue transcrita : 1. Institucionalização do CELSUL; 2. Calendário de Encontros; 3. Formato dos Encontros e publicações; 4. Diversos.

6 - Reunião dos pesquisadores do VARSUL

Os pesquisadores do Projeto VARSUL – Variação Lingüística Urbana na Região Sul do País – realizaram seu XI encontro integrado ao IV CELSUL. Compareceram ao evento pesquisadores, pós-graduandos e bolsistas de iniciação científica que desenvolvem seus projetos de pesquisa vinculados ao Banco de Dados VARSUL em cinco instituições: Universidades Federais do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul; Universidades Católicas de Porto Alegre e de Pelotas. Para que houvesse maior intercâmbio entre os pesquisadores do VARSUL e os demais participantes do 4o CELSUL, todas as atividades envolvendo esse grupo de pesquisa foram incluídas na programação geral do evento. Foi programada uma mesa redonda com questões de interesse do grupo, coordenada pela prof. Jânia Ramos, da UFMG. As sessões de comunicação individual e coordenada e o grupo de estudo apresentados pelos participantes do Projeto VARSUL foram abertos aos inscritos no encontro.

Além de participar da programação do encontro, os pesquisadores do Projeto VARSUL realizaram duas reuniões: uma de caráter acadêmico, outra para definir questões administrativas.

7 - SESSÃO DE GRUPOS DE TRABALHOS

As sessões de Grupos de Trabalhos ocorreram no dia 17, das 16h às 18h. Havia cinco grupos inscritos e todos compareceram. Esse tipo de sessão dá oportunidade para que grupos que têm um projetos de pesquisa em comum se reúnam e discutam os resultados e perspectivas de seus projetos.

8 - SESSÃO DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS

O Encontro contou com dezenove grupos inscritos, dos quais só dois cancelaram a apresentação. Essa atividade aconteceu no dia 17, das 10h30m às 12h.

9 - SESSÃO DE COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS

A modalidade Comunicação Individual envolveu o maior número de participantes. As sessões ocorreram tanto no dia 16, das 14h30m às 18h, como também no dia 17, das 14h às 15h30m. As comunicações foram agrupadas por áreas de interesse, a saber: sintaxe, semântica, pragmática, análise do discurso, lingüística textual, fonética, fonologia, lexicografia, lingüística computacional, aquisição de linguagem, ensino e aquisição de língua materna, ensino e aquisição de língua estrangeira, tradução, neurolingüística, psicolingüística. Havia duzentas e seis comunicações inscritas e poucos inscritos nessa modalidade deixaram de comparecer.

Foram formados, ainda, dois grupos de comunicação de Línguas Clássicas, um no dia 16, com quatro comunicações e outro no dia 17, com cinco comunicações.
 


DIRETORIA 1999-2002

 

José Borges Neto

         Presidente

Maria José Foltran

         Vice-presidente

Iara Bemquerer Costa

         Tesoureiro

Lígia Negri

         Secretária


CRÉDITOS DOS ANAIS DO IV ENCONTRO DO CELSUL

 

Créditos da versão on-line

 

Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem

 

Fábio José Rauen

Suelen Francez Machado

Elizéia Bomfim de Quadros

 

Créditos da versão em CD

 

Diretoria do CELSUL – Triênio 1999/2002

José Borges Neto - Presidente
Maria José Foltran - Vice-presidente
Iara Bemquerer Costa - Secretária
Lígia Negri - Tesoureira


Produção


Mídia Curitibana


Apoio Institucional


Universidade Federal do Paraná - UFPR
FUNPAR

Fundação Araucária

 


COMO REFERENCIAR

 

EVENTO CONSIDERADO NO TODO

 

NOME DO EVENTO, número do evento em arábico, ano do evento, Cidade do evento. ORGANIZADORES (Orgs.). Título do documento (anais, atas, tópico temático, etc.)... Cidade: Editora, ano. Disponível em <endereço>. Acesso em data.

ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, 4, 2000, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, Mídia Curitibana, 2001. Disponível em <http://www.celsul.org.br/Encontros/04_index.htm>. Acesso em 20 out. 2010.

 

TRABALHO APRESENTADO NO EVENTO

 

AUTORIA DA PARTE (PESSOA, ENTIDADE ou JURISDIÇÃO). Título da parte. In: NOME DO EVENTO, número do evento em arábico., ano do evento, Cidade do evento. ORGANIZADORES (Orgs.). Título do documento (anais, atas, tópico temático, etc.)... Cidade: Editora, ano. página inicial-final. Disponível em <endereço>. Acesso em data.

ABREU e SILVA, Cristina de Castro. A ambigüidade e o ensino. In: ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, 4, 2000, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, Mídia Curitibana, 2001. Disponível em <http://www.celsul.org.br/Encontros/04/artigos/028.htm>. Acesso em 20 out. 2010.


 

© 2009 – CELSUL – Círculo de Estudos Linguísticos do Sul